sexta-feira, 5 de dezembro de 2008




Tráfico amazônico



A Amazônia esta ocupando cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Ela inclui nove países.
A Amazônia é alvo de fazendeiros que a desmatam para a pecuária, ou para a agricultura.Há também varias madereiras clandestinas instaladas por mata a dentro, que levam a madeira, ou ainda mesmo as torras inteiras para vários pontos do Brasil.O tráfico é feito geralmente a noite porque as madereiras não tem notas fiscais ou emitem notas falças e os polícias estão mais desatentos.

Os contrabandistas também ajudam na destruição da fauna e da flora amazônica.Fazendo o trafico de vários tipos de animais amazônicos em extinção, tais como, araras, papagaios e outros vários tipos de aves em extinção,também mamíferos e répteis são alvos dos caçadores. O trafico na maioria das vezes é feito através de caminhoneiros que furam os olhos dos animais, ou anestesiam eles para que não cantem, e por isso muitas vezes a cada dez animais nove morrem antes de chegarem até o destino final.Depois na maioria das vezes eles seriam mandados de aviões para a Europa, Ásia e América do Norte onde ficariam em coleções particulares de grandes empresários ou pessoas do dinheiro.


sexta-feira, 7 de novembro de 2008


Panda
O Panda, originário da China, corre grande risco de extinção. Tanto as mudanças climáticas - esquentamento - quanto mudanças no seu habitat - aumento da população envolvente e conseqüente diminuição de alimento, são grandes ameaças. Ele é vegetariano, se alimenta basicamente de bambus, tem dificuldade de enxergar, não se reproduz em cativeiro e não suporta o calor forte. Várias organizações internacionais têm se esforçado para salvar este que é um dos mais meigos entre os animais de grande porte.

Chimpanzé
Dra.Jane Goodall, primatologista, estudou os chimpanzés do Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, por mais de 35 anos. Seu trabalho de dedicação, amor e afeto, tem sido exemplo para milhares de pessoas preocupadas com a sobrevivência animal, e com os problemas ecológicos que temos enfrentados neste século. Em 1957, com 23 anos, Dra.Jane viajou para o Kênia começando a trabalhar com o Paleontologista Dr.Louis S.B.Leakey, que a incentivou a estudar os chimpanzés na Tanzânia, estudo que iniciou em 1960. Desde 1965 que seu trabalho vem chamando a atenção de todos, leigos e cientistas, tanto pelas descobertas revolucionárias sobre o comportamento dos chimpanzés, quanto pela sua luta pela preservação. Hoje, sua área de trabalho corresponde à maior comunidade de estudo animal do mundo.Dra.Jane criou o programa "Roots & Shoots" com o objetivo de conscientizar as crianças africanas sobre os animais plantando as sementes para a conservação futura. Esta idéia de um programa dirigido a jovens naturalistas, expalhou-se por vários paises, e hoje existem 250 grupos de "Roots & Shoots", que contaram com a participação da Dra.Jane Goodall através de incansáveis palestras.